O Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde recebe a Associação das Unidades de Cuidados na Comunidade

09-02-2016 22:07

O Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde do XXI Governo Constitucional, Professor Doutor Fernando Araújo, recebeu a 9 de fevereiro, os representantes da Direção da AUCC.  Entre os temas tratados, realçam-se a necessidade de constituição em todo o território nacional destas unidades funcionais, únicas nos ACeS (Agrupamentos de Centros de Saúde), que pela sua natureza e missão permitem, entre outros aspetos, um regime de internamento domiciliário dos utentes em estado de dependência funcional, cuidados de reabilitação domiciliários, a capacitação dos cuidadores informais, a operacionalização de programas comunitários e as ações de prevenção/promoção da Saúde na comunidade, em articulação com as restantes unidades funcionais dos ACeS.
O Sr. Secretário de Estado realçou a importância estratégica destas unidades no panorama da reforma dos Cuidados de Saúde Primários, quer numa perspetiva da melhoria do estado de Saúde das populações, quer nos ganhos em Saúde em termos da capacidade das UCC de redução do número de dias de internamento dos utentes e de redução do número de urgências hospitalares. A gestão do doente crónico, os cuidados paliativos domiciliários e os cuidados comunitários em Saúde Mental foram também abordados enquanto objetivos concretos da intervenção das UCC.
Na reunião, a AUCC teve ainda oportunidade de realçar a necessidade de um processo de contratualização nacional comum a todas as UCC, com a criação de indicadores para avaliação de desempenho, melhoria dos sistemas de informação, incremento dos recursos humanos e logísticos e definição de uma carteira básica de serviços, com a necessária integração dos diversos profissionais que compõem estas unidades, desde logo médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros.
A AUCC prontificou-se a prestar toda a colaboração ao Ministério da Saúde na prossecução de soluções para estas e outras matérias que afetam o desempenho das Unidades de Cuidados na Comunidade, nomeadamente junto dos representantes dos Grupos de Coordenação Nacional para a reforma dos Cuidados de Saúde Primários e Rede Nacional de Cuidado Continuados Integrados, respetivamente Enf.º Manuel Oliveira e Professor Doutor Manuel José Lopes, ambos também presentes na reunião.