Apresentação do BI-CSP

20-12-2017 14:09

No passado dia 15 de Dezembro a AUCC esteve presente na apresentação do BI-CSP, que ocorreu no Porto, com a presença do Sr. Ministro da Saúde.

Consideramos este dia um marco de viragem histórico no panorama dos cuidados de Saúde Primários e das UCC em particular. 

A partir deste dia 15, todas as UCC, (tal como as USF e UCSP), terão acesso a esta plataforma eletrónica nacional, que representa um avanço em termos da visibilidade, transparência e caracterização do desempenho das unidades funcionais dos CSP.

Todos os coordenadores e respetivas equipas poderão aceder ao BI-CSP através do link:

https://bicsp.min-saude.pt/pt/Paginas/default.aspx

Nota: alertamos que os coordenadores só poderão aceder à plataforma através do seu email institucional (ex. nomeutilizador@arsnorte.min-saude.pt) devidamente validado e com a mesma password. 

Por isso quem ainda não tenha validado o seu email institucional deverá fazê-lo o mais rapidamente possível.

O BI-CSP será editável, sendo possível cada UCC caracterizar a equipa, a missão, visão e valores da unidade, introduzir o regulamento interno e o respetivo plano de acção. Terá ainda acesso ao preenchimento online do PAUF nacional para a contratualização em 2018, cartas de compromisso e outros documentos estruturantes dos quais destacamos: uma estrutura de atas de reuniões de negociação e acompanhamento; um plano de acção da UF com estrutura comum nacional e um questionário de avaliação de satisfação dos profissionais.

Convidamos por isso todas as equipas a testarem e familiarizarem-se com esta ferramenta agora disponibilizada. Sabemos que muito em breve serão iniciadas acções de formação a nível nacional e regional sobre a utilização do BI-CSP.

Também a nível da contratualização nacional com as UCC, é expectável a existência de 19 dimensões contratualizáveis com 29 indicadores nacionais. 

Sabendo que ainda existe um longo caminho de trabalho a percorrer pelas UCC, estes resultados deixam-nos deveras satisfeitos e esperançosos no futuro. Julgamos também que refletem um trabalho de perseverança, negociação e credibilidade por parte da AUCC junto das entidades governamentais, papel esse reconhecido nos discursos oficiais durante o evento.

A AUCC não poderia deixar de agradecer às entidades que contribuíram e continuam a contribuir para todo este processo, nomeadamente ACSS, SPMS, CNCSP e Secretaria de Estado da Saúde.

Uma palavra ainda muito especial para a USF-AN, mentora e criadora da plataforma do BI-USF (agora doada ao SNS sob a forma do BI-CSP), pela capacidade de trabalho e partilha que tem demonstrado ao longo destes anos e pela dedicação ao desenvolvimento dos CSP.

Da parte da AUCC, fica o compromisso da continuidade de um trabalho sério e dedicado, em prol do desenvolvimento e visibilidade das UCC e seus profissionais, no panorama dos CSP e do SNS.

 

Contactos

Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade Rua Dom António Ferreira Gomes - nº 152- 4º Centro Frt
4400-112 Vila Nova de Gaia
geral@associacaoucc.pt associacaoucc@gmail.com